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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9240
Título: Educação a distância: possibilidades e desafios na formação de professores em Alegrete do Piauí
Autor(es): ROCHA, Francisca Telma Maia
Palavras-chave: Educação a distância; tecnologia de informação e comunicação; formação de professores; interação professor/aluno; participação
Data do documento: 31-Jan-2011
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Telma Maia Rocha, Francisca; Antônio de Mendonça Bernardes, Denis. Educação a distância: possibilidades e desafios na formação de professores em Alegrete do Piauí. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
Resumo: Esta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa de campo de caráter qualitativo sobre a formação de professores em Alegrete do Piauí de 2008 a 2011. Onde a ênfase está na análise das formas de apropriação e de aproveitamento das propostas de Educação a Distância (EAD) pelos usuários. Atualmente com o processo de globalização onde as transformações ocorrem de forma rápida, a educação mediada pelas novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) por ser é um assunto de relevante destaque em debates educacionais no mundo todo não poderia deixar de ser analisada também no Piauí, aonde vem crescendo substancialmente nesses últimos anos, tanto na oferta de qualificação quanto na procura por algum tipo de curso online e se destaca em experiências inovadoras com características construtivistas, onde o aluno é quem conduz seu próprio conhecimento e planeja seu tempo para os estudos. Dos diversos cursos oferecidos pela educação a distância, um grande número é voltado para a formação de professores. Essa modalidade de educação no Piauí se mostra não só como um espaço voltado a atender as demandas educacionais sobre a formação de professores que pela exigência do artigo 62 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, decreta que professores necessitam estarem licenciados para exercerem a docência, como também atender às exigências do mercado de trabalho em várias áreas técnicas, e de modo geral no Brasil a EAD trás no seu bojo o desafio de fazer avançar nas várias regiões brasileiras a democratização do ensino e conseqüentemente diminuir a exclusão educacional de regiões menos favorecidas como no caso do semi-árido piauiense onde o atendimento da escolarização não se deu de forma natural em razão da necessidade do jovem ingressar muito cedo no trabalho. Portanto, muitos professores não tiveram até então a oportunidade de qualificação ou aperfeiçoamento, devido à falta de condições necessárias para freqüentar uma faculdade em tempo integral. Encontrando agora na proposta da UAPI as condições favoráveis para sanar essas deficiências. A percepção de como nas atuais condições alunos e professores interagem e constroem seus conhecimentos, como acontece a aprendizagem no ambiente da prática educativa, os pontos positivos e negativos e muito outros pontos interessantes sobre a formação de professores em Alegrete do Piauí foram discutidos nesse trabalho. No resultado da pesquisa de campo os recursos utilizados pela EAD aponta para a otimização na formação de profissionais e esta otimização está intrinsecamente ligada à interação professor-aluno, no bom uso das tecnologias e na imprescindível relação professor/estudante no ambiente virtual e presencial onde alunos incentivados pelos tutores são favorecidos na troca de saberes, nos diálogos, nos relacionamentos e naturalmente num bom desenvolvimento do aluno do curso em questão. Licenciatura plena em Pedagogia da Universidade Federal do Piauí (UFPI) / Universidade Aberta do Piauí (UAPI) em Alegrete - PI
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9240
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Serviço Social

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