Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9222
Title: As raízes ideológicas da sociologia de Florestan Fernandes : socialismo e crítica da dependência cultural nas ciências sociais brasileiras (1950-1970)
Authors: Valença de Azevedo Costa, Diogo
Keywords: Florestan Fernandes; Teoria sociológica; Socialismo; Dependência cultural; Ciências sociais brasileiras
Issue Date: 31-Jan-2009
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Valença de Azevedo Costa, Diogo; Veras Soares, Eliane. As raízes ideológicas da sociologia de Florestan Fernandes : socialismo e crítica da dependência cultural nas ciências sociais brasileiras (1950-1970). 2009. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Abstract: O presente trabalho constitui uma tentativa de analisar a sociologia de Florestan Fernandes sob o prisma ideológico de sua visão de mundo (Weltanschauung) socialista, radical-popular e anticolonial. Para tanto, o seu projeto de síntese teórica e metodológica entre os clássicos e modernos das ciências sociais foi investigado a partir das condições concretas dos países de origem colonial, periféricos, subdesenvolvidos e de capitalismo dependente como o Brasil. Os resultados alcançados ao longo de toda a pesquisa conduziram à conclusão de que a síntese sociológica de Florestan Fernandes reflete as características lógicas de um estilo socialista de pensamento, em tensão e conflito constantes com as perspectivas sociais conservadoras e radical-burguesas vigentes na sociedade brasileira entre as décadas de 1950 e 1970. Por fim, a principal conseqüência dessa reconstrução ideológica do pensamento sociológico de Florestan Fernandes foi o delineamento de um padrão histórico de cultivo das ciências sociais brasileiras, voltado para o combate dos dilemas sociais dos países subdesenvolvidos e da reprodução sistemática da dependência política, econômica e cultural em relação aos centros hegemônicos do capitalismo mundial
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9222
Appears in Collections:Teses de Doutorado - Sociologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo395_1.pdf1.95 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.