Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/922
Título: Um olhar sobre o espaço dos pescadores na praia do carmo, Olinda-PE
Autor(es): GUIMARÃES, Conceição De Maria Barbosa
Palavras-chave: Pesca; Espaço Social Da Pesca; População Tradicional
Data do documento: 2005
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: De Maria Barbosa Guimarães, Conceição; Aparecida Lopes Nogueira, Maria. Um olhar sobre o espaço dos pescadores na praia do carmo, Olinda-PE. 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.
Resumo: O estudo apresenta uma discussão sobre o espaço social da pesca, compreendendo os pescadores enquanto leitores e criadores deste, que é social, natural, cultural, dinâmico, imaginário e real, espaço de compartilhamento. A dissertação teve como guia dois pontos fundamentais, os quais são responsáveis pela criação e reprodução deste espaço: um saber tradicional, o saber de pescador e uma característica latente no sentir-se pescador, que é a presença do sentimento de liberdade, de sentir-se liberto, vou para maré quando quero, sou livre, liberto (Seu Saci, Pescador). Através da observação participante, de entrevistas estruturadas e de conversas informais fui coletando os dados que me proporcionaram este estudo. No capítulo I Uma descrição da Pesca, apresento como se evidencia a pesca em Pernambuco e, mais especificamente, no bairro do Carmo, município de Olinda (Região Metropolitana de Recife- PE); no capítulo seguinte Construindo a Identidade de Pescador, discuto a identidade destes pescadores, construída a partir de letras de canções e de um poema, que enfatizam a noção de liberdade; no capítulo III O Espaço do Pescador, procuro mostrar a vida, o trabalho, a produção e as imagens que envolvem o espaço social da pesca; no capítulo IV A Festa de São Pedro, trago a festa, a religiosidade e as crenças destes pescadores com a descrição da festa de São Pedro, a sua tradição e significado
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/922
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Antropologia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo4491_1.pdf2,44 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.