Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9086
Title: Histologia e morfometria dos rins de camundongos Mus musculus, tratados com extrato hidroalcóolico de Dutura stramonium L.
Authors: Souto Fontes Júnior, Wellington
Keywords: Histometria; Morfologia; Renal; D.Stramonium
Issue Date: 2007
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Souto Fontes Júnior, Wellington; Luis da Mota, Diógenes. Histologia e morfometria dos rins de camundongos Mus musculus, tratados com extrato hidroalcóolico de Dutura stramonium L.. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Patologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
Abstract: A Datura stramonium é uma planta encontrada em estado silvestre crescendo em terrenos baldios próximos a moradias, currais, rampas de lixos ,dentro de outros. De constituição química e propriedades fitoterápicas conhecidas, este organismo apresenta também atividades tóxicas. O objetivo deste trabalho foi avaliar a morfologia e morfometria do glomérulo renal em camundongos. Foram utilizados 12 camundongos albinos swiss, machos, com idade de 60 dias, com peso variando entre 25 e 35 gramas, divididos em dois grupos> Experimento (GE) e Controle GC)> Submetidos a tratamento crônico de durante 9 dias. Foi administrado extrato hidroalcoólico (EHA) de Datura stramoniium no GE (100mg/kg/ip) e solução salina (0,9%kg/ip) no GC. Não foi constatado difenença estatísticamete significativa entre o peso dos animais avaliados. Os dados revelaram o uso do EHA, promoveu significativa redução diâmetro dos glomérulo renais. Isto quando comparados com GC. Os resultados encontrados sugerem o EHA de D siramonium parece reduzir o diâmetro dos glomérulos renais, sem comprometer a morfologia dos corpúsculos renais
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9086
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Patologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo8886_1.pdf1.54 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.