Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9056
Título: Nervo facial: seguimento extratemporal; monofascicular ou multifascicular?
Autor(es): MELO, Isis Ferreira Rabêlo de
Palavras-chave: Nervo Facial; Bainhas Nervosas; Neurorrafia; Fascículos
Data do documento: 2007
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Ferreira Rabêlo de Melo, Isis; Afonso de Amorim Júnior, Adelmar. Nervo facial: seguimento extratemporal; monofascicular ou multifascicular?. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Patologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
Resumo: Os nervos periféricos são estruturas expostas a traumatismo de ordem física, química e mecânica. Estas lesões podem vir a promover danos de diversas magnitudes, dentre as quais, a compressão, o estiramento e a secção, culminando com transtornos motores, estéticos e psicológicos. O presente estudo teve o objetivo de verificar a disposição dos fascículos do nervo facial por meio de estudo anatômico-histológico. Foram realizadas dissecações anatômicas em dez (10) cabeças de cadáveres com a idade entre 53-66 anos. Dissecamos o seguimento extratemporal do nervo facial bilateralmente e em seguida realizou-se o procedimento histológico de rotina para a observação da disposição dos fascículos do nervo facial no seu seguimento extratemporal em lâminas. Como resultados evidenciamos que o número de fascículos do seguimento extratemporal do nervo facial foi multifascicular em todas as amostras analisadas de nosso estudo, apresentando um número de 3 - 8 fascículos. Julgamos poder concluir baseados na metodologia empregada e nos resultados encontrados, que este achado vem somar e reforçar a necessidade de conhecimento em procedimentos cirúrgicos para enxertos de nervo facial (neurorrafias), uma vez que não há relatos em literaturas específicas sobre o tema e as literaturas disponíveis, consideram-no como sendo peculiarmente, monofascicular
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9056
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Patologia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo8857_1.pdf2,21 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.