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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGUERRA, Nonete Barbosa
dc.contributor.authorSILVA, Maria Zênia Tavares dapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T23:04:18Z
dc.date.available2014-06-12T23:04:18Z
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.citationZênia Tavares da Silva, Maria; Barbosa Guerra, Nonete. Influência da rotulagem nutricional sobre o consumidor. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Nutrição, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9050
dc.description.abstractA Agência Nacional de Vigilância Sanitária, visando auxiliar o consumidor na escolha dos alimentos que integrarão sua dieta, publicou, em 2001, a Resolução da Diretoria Colegiada - RDC no 40, que trata do Regulamento Técnico para Rotulagem Nutricional Obrigatória de Alimentos e Bebidas Embalados, que entrará em vigor em 31 de dezembro de 2003. Diante do considerável número de alimentos que já apresentam essa rotulagem foi realizada pesquisa para avaliar sua influência sobre o consumidor. Foram entrevistadas 384 pessoas, selecionadas ao acaso, no momento das compras, em 18 estabelecimentos de pequeno, médio e grande porte, localizados em diferentes Regiões Político-Administrativas - RPA do Recife/PE. Os dados foram analisados no EPI-INFO 6. Os resultados revelaram que: 62,2% da população desconhecem a rotulagem nutricional; 95,1% informaram que lêem as informações, embora apenas 47,7% o fazem de forma sistemática; a idade, a escolaridade e a renda influenciam na procura das informações; os termos mais conhecidos foram colesterol (76,7%), valor calórico (58,3%) e fibra (49,3%); o preço e o prazo de validade são os itens mais valorizados; apenas 23,6% revelaram mudança de hábito alimentar em face dessas informações, e 81,1% sugeriram que a linguagem deveria ser mais acessível e visível. Constata-se, portanto, que a influência da rotulagem nutricional sobre o consumidor é incipiente e insuficiente para permitir associações entre as diversas informações veiculadas, requerendo ações educativas focadas nos benefícios advindos e sua aplicação sobre a saúde dos consumidorespt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRótulopt_BR
dc.subjectNutricionalpt_BR
dc.subjectConsumidorpt_BR
dc.titleInfluência da rotulagem nutricional sobre o consumidorpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Nutrição

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