Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9044
Título: Carência de vitamina A em pacientes com insuficiência renal crônica em tratamento de hemodiálise
Autor(es): Versianny Lira Quirino, Ivana
Palavras-chave: Vitamina A, Retinol sérico; Insuficiência renal crônica
Data do documento: 2003
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Versianny Lira Quirino, Ivana; de Arruda Câmara e Siqueira Campos, Florisbela. Carência de vitamina A em pacientes com insuficiência renal crônica em tratamento de hemodiálise. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Nutrição, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.
Resumo: A hipovitaminose A é considerada um grave problema de saúde pública, contribuindo para morbimortalidade infantil. Por outro lado, a hipervitaminose não é comum. Contudo, está tornando-se um problema clínico, principalmente nos EUA, devido a automedicação e ingestão de doses excessivas. Este trabalho teve como propósito averiguar os níveis de retinol sérico de pacientes com insuficiência renal crônica (IRC) em tratamento de hemodiálise (HD). Foram avaliados 39 pacientes com IRC em HD (grupo experimental), de uma unidade de hemodiálise de Recife PE, e 39 voluntários aparentemente saudáveis (grupo controle). Os indivíduos, de ambos os grupos, eram do sexo masculino ou feminino, com idade entre 20 e 60 anos. Utilizaram-se os métodos espectrofométrico e Cromatografia Líquida de Alta Performance (HPLC) para determinar os níveis de retinol sérico e um questionário semiquantitativo de vitamina A para estimar a ingestão dietética deste nutriente. Os resultados revelaram que, de 39 pacientes com IRC em HD, 15,4 % apresentaram níveis séricos de retinol inferiores a 1,05 μmol/L e ingestão dietética abaixo da recomendada. Portanto, neste trabalho ocorreram níveis séricos de retinol em risco de deficiência e ingestão dietética inadequada, necessitando, porém, de mais estudos que favoreçam à adequada orientação nutricional em relação à vitamina A
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9044
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Nutrição

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo8924_1.pdf422,7 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.