Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9042
Título: Avaliação da relação entre a erupção dental dos terceiros molares e o comprimento da mandíbula
Autor(es): SOUSA FILHO, Gilberto Cunha de
Palavras-chave: Terceiro Molar; Mandíbula; Erupção Dentária; Radiografia Panorâmica
Data do documento: 2007
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Cunha de Sousa Filho, Gilberto; Afonso de Amorim Júnior, Adelmar. Avaliação da relação entre a erupção dental dos terceiros molares e o comprimento da mandíbula. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Patologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo avaliar a erupção dos dentes terceiros molares no comprimento da mandíbula, tendo como amostragem as documentações ortodônticas obtidas no período de 2005 a 2006, totalizando 193 casos de ambos os sexos, feminino e masculino, sendo utilizadas as análises cefalométricas e as radiografias panorâmicas de duas clínicas, selecionadas aleatoriamente, do município de Recife Pernambuco Brasil. Neste sentido, foi analisado o tamanho linear do osso mandibular através da análise cefalométrica de MacNamara, assim como a erupção ou não dos dentes terceiros molares inferiores com auxílio da radiografia panorâmica, tendo como avaliação o comprometimento destas retenções com o comprimento efetivo da mandíbula. Isto posto, concluiu-se que o comprimento efetivo mandibular, quando pequeno, induz a uma retenção dental destes terceiros molares, principalmente do terceiro molar inferior esquerdo que em 46,5% dos casos foi observado como retido. Entretanto, uma relação de ausência ou não formação destes germes dentários foi observado em 53,8% dos casos para o terceiro molar inferior esquerdo e 60% para o direito, tendo como comprimento efetivo da mandíbula um tamanho grande, expondo que a não formação destes dentes não estaria diretamente relacionada com a falta de espaço no arco dentário. O estudo demonstrou que o dimorfismo sexual não influi na erupção dos dentes em questão, porém, no critério idade, evidenciou-se uma dependência quanto à erupção, retenção ou ausência dental do terceiro molar inferior esquerdo
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9042
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Patologia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo8854_1.pdf1,01 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.