Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9026
Título: Aproveitamento industrial do escargot Achatina fulica
Autor(es): Fernanda Lopes de Souza, Tábata
Palavras-chave: Nutrição; Tecnologia de alimentos; Resíduos; Aproveitamento
Data do documento: 2004
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Fernanda Lopes de Souza, Tábata; Pinheiro de Faro, Zelyta. Aproveitamento industrial do escargot Achatina fulica. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Nutrição, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
Resumo: O escargot Achatina fulica apresenta-se como opção saudável, com baixos teores de lipídios, colesterol e calorias. Cerca de 40% do animal corresponde à massa visceral que é desperdiçada. Esta foi submetida às análises de proteínas, cinzas, umidade, extrato etéreo e ferro. Foram determinados o coeficiente de eficácia alimentar (CEA) e o coeficiente de eficácia protéica (CEP). Foi formulada uma sopa desidratada que foi submetida às análises de coliformes a 45°C, Salmonella sp, e Bacillus cereus e teve sua composição centesimal determinada. As características organoléticas foram estabelecidas através da Análise Descritiva Quantitativa. A massa visceral apresentou um teor de 79,44% de umidade, 18,70% de proteínas, 0,81% de lipídios, 0,94% de cinzas e 6,31mg% de ferro, semelhante a outras espécies de caracóis. No ensaio biológico houve diferença significativa entre o grupo de caseína e escargot, porém os valores do CEA (0,24) e do CEP (2,18) foram semelhantes aos de várias espécies de moluscos. A composição centesimal da sopa demonstrou que ela atende a 25,21% da IDR de proteínas para crianças de 7-10 anos. A sopa teve uma boa aceitação sensorial, a qualidade global alcançou uma média de 6,51. Os resultados levam a concluir que a massa visceral pode ser utilizada como matéria-prima para elaboração de produtos industrializados de baixo custo para consumo humano
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9026
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Nutrição

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo8902_1.pdf295,6 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.