Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8968
Título: Estudo químico-quântico do potencial carcinogênico de agrotóxicos
Autor(es): BARROS, Karina Anunciada
Palavras-chave: Agrotóxicos; Potencial carcinogênico; Cálculos semi-empirico
Data do documento: 31-Jan-2010
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Anunciada Barros, Karina; Carlos Pavão, Antonio. Estudo químico-quântico do potencial carcinogênico de agrotóxicos. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Química, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Resumo: Neste trabalho verificamos o potencial carcinogênico de alguns agrotóxicos utilizados na agricultura. Para a previsão da carcinogenicidade foram realizados cálculos computacionais semi-empíricos RM1 de parâmetros eletrônicos como afinidade eletrônica (EA), energia de interação (∆EH-L), momento dipolo (μ), atração eletrostática (∆q) e calor de formação (Hf). Utilizamos o modelo proposto por Pavão e Leão para descrever a interação carcinógeno-DNA. Seguindo a teoria da ressonância não sincronizada das ligações de valência (RVB) de L. Pauling, a ligação carcinógeno-DNA é descrita como resultado de uma reação de transferência de elétrons entre orbitais de fronteira das espécies envolvidas. Utilizando uma técnica multivariada, a Análise de Componentes Principais (ACP), foi possível correlacionar os parâmetros eletrônicos com o potencial carcinogênico
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8968
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Química

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo941_1.pdf1,99 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.