Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8879
Título: SÍNTESE DE 2, 2 :6' , 2 -TERPIRIDINA UTILIZANDO O MÉTODO ELETROQUÍMICO DE ACOPLAMENTO
Autor(es): José da Silva, Maria
Palavras-chave: Terpiridina; Acoplamento; Método eletroquímico
Data do documento: 2006
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: José da Silva, Maria; Navarro, Marcelo. SÍNTESE DE 2, 2 :6' , 2 -TERPIRIDINA UTILIZANDO O MÉTODO ELETROQUÍMICO DE ACOPLAMENTO. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Química, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
Resumo: Nesta dissertação de mestrado foi investigada a aplicação de um método eletrocatalítico para a síntese da 2,2 :6 ,2 -terpiridina, na presença de um catalisador de níquel [Ni(bpy)]Br2. Utilizou-se Zn ou Fe como ânodo de sacrifício, uma rede porosa de Ni como cátodo, solução de iodeto de sódio 0,2 M como eletrólito de suporte, em célula não-dividida (compartimento único) e a temperatura ambiente. Foram investigados diversos parâmetros reacionais como: tipo de ânodo de sacrifício, concentração do catalisador de níquel, tipo de halogênio substituinte (2,6- dibromopiridina e 2,6-dicloropiridina), e tipo de reação inicial (homo-acoplamento ou hetero-acoplamento). Nas reações de hetero-acoplamento foram escolhidos os seguintes substratos: 2-bromopiridina ou 2-cloropiridina e 2,6-dibromopiridina ou 2,6- dicloropiridina. As reações de homo-acoplamento com NiBr2 não apresentaram bons resultados, não havendo a formação de terpirdina e obtendo-se 14% de bipiridina. Já nas reações de hetero-acoplamento foam obtidos bons rendimentos de bipiridina (56 à 99%), mas não gerou o produto desejado, a 2,2 6:6 -terpiridina. Nas reações em que se utilizou anodo de zinco, foi observado uma etapa de transmetalação que leva à formação de intermediário organozinco em grandes quantidades, apresentando bons rendimentos de terpiridina (10 à 57%) na presença da 2,6-dicloropiridina e [Ni(bpy)]Br2. Nas reações com ânodo de ferro não foi observada a formação de intermediários a partir da reação com Iodo, porém obtevese bons resultados na formação de 2,2'-bipiridina (88%)
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8879
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Química

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo9272_1.pdf1,27 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.