Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8777
Título: Química com quarks
Autor(es): BASTOS, Cristiano Costa
Palavras-chave: calculos ab initio; átomos de carga nuclear fracionária; química de quarks
Data do documento: 2007
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Costa Bastos, Cristiano; Carlos Pavão, Antonio. Química com quarks. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Química, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
Resumo: Algumas propriedades da química de quarks podem ser obtidas realizando cálculos ab initio Hartree-Fock para átomos com carga nuclear fracionária e moléculas formadas por estes átomos. Obtivemos o estado fundamental e o primeiro estado excitado para os átomos de sódio, lítio, berílio e magnésio interagentes com quarks. Isto sugere que transições eletrônicas podem ser usadas como guia para detecção de quarks livres. Analisamos a variação da energia de ligação eletrônica com a carga nuclear para as séries isoeletrônicas de átomos com carga nuclear fracionária A±2/3 e A±1/3 (A = H, Li, Na, P and Ca). Isto mostra que partículas de cor não confinadas preferem se ligar a átomos pesados e o par quark-antiquark pode ser estabilizado na presença da matéria atômica
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8777
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Química

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo9222_1.pdf760,93 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.