Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8767
Título: Indican, índigo e indirubina de folhas de indigofera suffruticosa sobre linhagens celulares neoplásicas
Autor(es): MARANHÃO, Juliana Barros
Palavras-chave: Indigofera suffruticosa; Sarcoma 180; Carcinoma de Ehrlich
Data do documento: 31-Jan-2008
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Barros Maranhão, Juliana; . Indican, índigo e indirubina de folhas de indigofera suffruticosa sobre linhagens celulares neoplásicas. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Patologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Resumo: Índigo e Indirubina são derivados da oxidação e dimerização do indoxil e isatan e liberados pelo composto precursor, Indican ou Isatan B. A Indirubina inibe a síntese de DNA de algumas linhagens celulares. Este trabalho experimental foi desenvolvido para avaliar os efeitos dos compostos químicos identificados e isolados de folhas de Indigofera suffruticosa sobre as linhagens celulares neoplásicas (Sarcoma 180 e Carcinoma de Ehrlich). O material utilizado foi obtido a partir screening fitoquímico onde foram evidenciados através de protocolos extrativos de identificação e isolamento de constituintes ativos de folhas I. suffruticosa. O protocolo do ensaio biológico foi realizado utilizando 8 grupos de 6 camundongos para implantação dos tumores e a quimioterapia foi realizada com indican, índigo e indirubina. No oitavo dia, os animais foram pesados, eutanaziados, seus tumores retirados e os pesos corporais e tumorais foram analizados. Os compostos químicos identificados e isolados foram: indican, indigo e indirubina de folhas de I. suffruticosa. O indican e o índigo não reduziram significativamente o peso corporal dos animais, no entanto, a indirubina reduziu significativamente o peso corporal dos animais portadores de Sarcoma 180. O índigo e a indirubina não reduziu significativamente o peso corporal dos animais portadores do Carcinoma de Ehrlich. O indican não reduziu significativamente o peso do tumor Sarcoma 180 na dose de 25mg/Kg por via i.p. O índigo e a indirubina de folhas de I. suffruticosa na concentração de 25μg/Kg sobre as linhagens celulares (Sarcoma 180 e Carcinoma de Ehrlich) não reduziram significativamente o crescimento dos tumores. Esse estudo in vitro sugere investigação dos indigóides derivados das folhas de I. suffruticosa
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8767
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Patologia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jbm.pdf1,32 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.