Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8710
Título: Síntese, caracterização e aplicação de polianilina obtida através de uma nova rota fotoquímica
Autor(es): BARROS, Robson Américo de
Palavras-chave: caracterização; aplicação de polianilina
Data do documento: 2006
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Américo de Barros, Robson; Mendes de Azevedo, Walter. Síntese, caracterização e aplicação de polianilina obtida através de uma nova rota fotoquímica. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Química, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
Resumo: Neste trabalho apresentamos um a rota alternativa de síntese para obtenção de compósito polianilina e prata (PANI/Ag). O método consiste em utilizar luz de comprimento de onda de 254 nm, e um a solução aquosa de nitrato de prata (AgNO3) para promover a polimerização dos monômeros de anilina e conseqüentemente a redução dos íons de prata. O compósito foi caracterizado por meio de técnicas de microanálise, difração de raios-X, absorção na região do UV-vi sível , absorção na região do infravermelho e microscopia eletrônica de varredura (MEV). Os resultados experimentais identificaram o pó verde-escuro do compósito como sendo PANI no estado de oxidação esmeraldina e as partículas de brilho metálico como sendo prata reduzida. Estudos preliminares realizado s para identificar o mecanismo da reação revelaram que os íons Ag+ aparentemente não tomam parte na re ação inicialmente, sendo a primeira etapa da reação de polimerização devido à oxidação da anilina por radicais ·OH (radical hidr oxil) provenientes da fotólise do NO3-. Como conseqüência desta rota de síntese, foram desenvolvidos um novo proc es so para pr eparação de padrões com polímeros condutores sobre superfícies plásticas não condutoras (papel glossy) utilizando uma impressora de jato de tinta, e um novo mé todo para obtenção de imagens óticas ( CPROM, memóri as óticas de polímeros condutores) utilizando-se o PVA como matriz, para conferir propriedades mecânicas, e a polianilina como formadora dos padrões
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8710
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Química

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo9205_1.pdf3,45 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.