Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8668
Título: Anemia em Idosos do Programa de saúde da Família do Município de Camaragibe Pernambuco 2003
Autor(es): Lemos Barbosa, Diana
Palavras-chave: Anemia; Idosos; Diagnóstico
Data do documento: 2006
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Lemos Barbosa, Diana; da Silva Diniz, Alcides. Anemia em Idosos do Programa de saúde da Família do Município de Camaragibe Pernambuco 2003. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Nutrição, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
Resumo: A anemia é considerada um problema de saúde pública em escala mundial, e é o distúrbio hematológico de maior prevalência que acomete a população idosa. O estudo objetivou estimar a prevalência e características da anemia em idosos do Programa de Saúde da Família (PSF) de Camaragibe, PE. O delineamento foi transversal, com amostra aleatória sistemática de 284 idosos ≥ 60 anos, de ambos os sexos, em novembro/dezembro-2003. A anemia foi avaliada pela hemoglobina (Hb), Hematócrito (Hct), hemácias (He), volume corpuscular médio (VCM), hemoglobina corpuscular média (HCM), concentração de hemoglobina corpuscular média (CHCM) e amplitude de distribuição eritrócitária (RDW). A prevalência de anemia foi, em média, de 11,0%. Não houve correlação entre parâmetros hematológicos e gênero (p>0,05), raça (p>0,05), exceto CHCM, e idade (p>0,05), exceto He e RDW. A morfologia eritrocitária não mostrou associação com concentrações de Hb, valores de Hct e número de He. A grande maioria dos idosos apresentou anemia normocrômica, normocítica, sem anisocitose, sugestivo de anemia por doença crônica. A ínfima prevalência de microcitose e macrocitose com anisocitose minimiza a gênese da deficiência de ferro, bem como, da vitamina B12 e ácido fólico na etiologia da anemia em idosos. O uso de indicadores que reflitam o grau de anisocitose eritrocitária, associados, aqueles que avaliam o estado nutricional do ferro são extremamente recomendados para o diagnóstico das anemias em idosos
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8668
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Nutrição

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo8570_1.pdf1,14 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.