Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8563
Título: Síntese mediada por microondas de glicosídeos contendo diversas agliconas e de 1,2,4-Oxadiazóis
Autor(es): Nascimento de Oliveira, Ronaldo
Palavras-chave: Microondas de Glicosídeos; Agliconas; 1,2,4-Oxadiazóis
Data do documento: 2002
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Nascimento de Oliveira, Ronaldo; Mohan Srivastava, Rajendra. Síntese mediada por microondas de glicosídeos contendo diversas agliconas e de 1,2,4-Oxadiazóis. 2002. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Química, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2002.
Resumo: Neste trabalho preparamos novos O-glicosídeos 2,3-insaturados 44a-c,f,g, 47a-f e 48a-c a partir de álcoois 43a-g e glicais 22, 41 e 42, sendo estes glicais sintetizados por metodologias conhecidas. Todos estes compostos foram caracterizados com a ajuda da espectroscopia de infravermelho e de ressonância magnética nuclear. Para a síntese do glicosídeos 44a-c,f,g, preparados a partir do glical 22 e dos álcoois 43a-a,f,g, empregamos duas metodologias. A primeira metodologia constituiu-se no refluxo dos reagentes em diclorometano e a segunda utiliza a irradiação por microondas na ausência de solventes. Com relação aos compostos glicosídicos sintetizados, investigamos o rearranjo de Ferrier utilizando cálculos de orbitais moleculares por métodos semi-empíricos e ab initio. Com base nos resultados destes cálculos, propusemos um novo mecanismo de formação dos -glicosídeos 2,3-insaturados. Uma explanação mais elaborada sobre substituição regiosseletiva dos nucleófilos nas posições C-1 ou C-3, no cátion alílico, foi discutida com relação aos conceitos de reações ácido-base. Ainda, sintetizamos os 1,2,4-oxadiazois 63a-e através do uso de forno de microondas ou ultra-som para reação de desidrogenacão (oxidação) de 4,5-dihidro-1,2,4-oxadiazois 62a-e. a energia de microondas também foi aplicada com sucesso para outras reações envolvendo carboidratos, tais como, na desacetilação e oxidação de certos açúcares
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8563
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Química

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo9170_1.pdf713,99 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.