Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8559
Title: Dieta experimental inerte e biomassa seca de Artemia sp. adulta para substituição de náuplios de Artemia sp. na alimentação de pós-larvas de Litopenaeus vannamei (Boone, 1931) (Decapoda, Penaeidae)
Authors: VALENÇA, Anita Rademaker
Keywords: Dieta Experimental;Litopenaeus Vannamei
Issue Date: 2006
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Rademaker Valença, Anita; Nilson Mendes, George. Dieta experimental inerte e biomassa seca de Artemia sp. adulta para substituição de náuplios de Artemia sp. na alimentação de pós-larvas de Litopenaeus vannamei (Boone, 1931) (Decapoda, Penaeidae). 2006. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Oceanografia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
Abstract: A completa substituição de alimentos vivos por dietas artificiais é um dos principais objetivos de pesquisas relacionadas ao cultivo larval e pós-larval de camarões marinhos. Oscilações na oferta de cistos de Artemia sp. e o conseqüente aumento de preço demonstram a necessidade de reduzir a dependência das larviculturas comerciais deste alimento vivo. Este trabalho avaliou a substituição dos náuplios de Artemia sp. por uma ração experimental formulada no Laboratório de Aqüicultura da UFPE e por biomassa seca de Artemia adulta (RN, Brasil). Foram realizados dois experimentos. O primeiro experimento avaliou o efeito da substituição do náuplio de Artemia sp. por uma dieta experimental e/ou biomassa seca de Artemia adulta em diferentes concentrações no crescimento de pós-larva 1 (PL 1) a PL 10 de Litopenaeus vannamei. O experimento 2 analisou se o crescimento destas pós-larvas no período berçário (PL 11 a PL 20) foi afetado devido aos diferentes tratamentos alimentares utilizados no experimento 1. Os resultados demonstraram que sobrevivências semelhantes, porém com taxas de crescimento menores foram obtidas com o decréscimo da concentração de náuplios de Artemia. Porém, quando comparadas ao tratamento controle, as taxas de crescimento dos tratamentos que utilizaram a dieta experimental em conjunto com a biomassa seca de Artemia e 25, 50 e 75% da concentração de náuplios de Artemia utilizadas no tratamento controle foram iguais estatisticamente. As sobrevivências de PL 11 a PL 20 foram maiores que 80%, porém os dados de crescimento divergiram dos resultados do experimento de PL 1 a PL 10, indicando não existir uma relação entre o alimento dado no primeiro experimento e o desenvolvimento das pós-larvas no experimento de PL 11 a PL 20. A dieta experimental foi formulada com ingredientes de baixo custo e de fácil acesso na região, e as sobrevivências e crescimentos obtidos utilizando-a em conjunto com o alimento vivo foram equivalentes às do tratamento controle, sugerindo a viabilidade da dieta experimental para substituição parcial dos náuplios de Artemia sp. Além disso, os resultados também indicaram a potencialidade do uso de biomassa seca de Artemia sp. como complemento à dieta experimental na substituição dos náuplios vivos de Artemia na produção de pós-larvas do camarão marinho Litopenaeus vannamei
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8559
Appears in Collections:Teses de Doutorado - Oceanografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo8141_1.pdf836.86 kBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.