Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8536
Título: Mecanismo de formação e estabilidade da molécula de O4
Autor(es): PAULA, José Carlos de Freitas
Palavras-chave: Mecanismo de Formação; Molécula O4; Descrição Teórica e Experimental
Data do documento: 2002
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Carlos de Freitas Paula, José; Carlos Pavão, Antonio. Mecanismo de formação e estabilidade da molécula de O4. 2002. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Química, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2002.
Resumo: A ausência de uma descrição teórica e experimental conclusiva sobre a geometria e estabilidade do tetracicloxigênio (O4) motivou o presente trabalho de Mestrado. Inicialmente aplicamos métodos interação de configuração (QCISD(T)) para determinar o grupo pontual de simetria e estado de spin da molécula. Em seguida utilizamos cálculos ab initio sofisticados do tipo CASSCF, incluindo teoria de perturbação, correção do erro de superposição de bases e diversos conjuntos de funções base, para tratar com mais precisão o estado de spin da molécula, sua geometria e estabilidade. Os valores da energia de dissociação e distâncias de ligação estão numa concordância muito boa com os dados experimentais mais recentes. Também desenvolvemos um mecanismo para a reação 2 O2(3Σg -) 􀃆 O4(D2h,1A1) baseado na teoria da ressonância não-sincronizada das ligações químicas (RVB) de Pauling. Construímos uma curva de potencial para a reação de dimerização e determinamos a energia de ativação para esta reação, um resultado pioneiro para este sistema
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8536
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Química

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo9162_1.pdf539,08 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.