Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8501
Título: Um estudo teórico das relações quantitativas estrutura-atividade em derivados de 2-Fenilindan-1,3-dionas
Autor(es): SILVA, Aluizio Galdino da
Palavras-chave: Atividade hipolipidêmica; QSAR; Análise multivariada
Data do documento: 31-Jan-2010
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Galdino da Silva, Aluizio; Neves Ramos, Mozart. Um estudo teórico das relações quantitativas estrutura-atividade em derivados de 2-Fenilindan-1,3-dionas. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Química, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Resumo: Neste trabalho apresentamos um estudo teórico das relações quantitativas estrutura-atividade (QSAR) com treze derivados de 2-fenilindan-1,3-dionas possuindo atividade hipolipidêmica. Para estabelecer essas relações, nós usamos descritores eletrônicos, obtidos de cálculos de orbitais moleculares AM1 e B3LYP/6-31G(d,p), com ou sem efeito solvente, além dos descritores empíricos log P e . Nesses procedimentos nós realizamos uma completa otimização das geometrias moleculares para esses treze derivados, e para alguns deles, uma análise conformacional foi também realizada. Na análise estatística multivariada nós empregamos o modelo da regressão linear e a análise de componentes principais. Nossos resultados indicaram que a atividade na redução dos níveis de colesterol apresenta uma interessante correlação linear com a carga atômica do hidrogênio ao carbono sp3 do anel indan. Menor a carga positiva desse hidrogênio, maior será a capacidade do derivado em reduzir os níveis de colesterol, após 16 dias de aplicação em ratos machos. Quanto a redução dos níveis de triglicerídeos, nossos resultados revelaram que menor o momento dipolar da molécula e mais positiva for a constante de lipofilicidade  do substituinte , maior será essa atividade. A partir das equações matemáticas encontradas, nós temos planejado e proposto dois novos derivados (orto-hidroxi-2-fenilindan-1,3-diona e orto-flúor-2-fenilindan-1,3-diona) que a priori devem ser potencialmente mais ativos do que os compostos usados no conjunto de treinamento
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8501
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Química

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo915_1.pdf1,87 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.