Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8494
Título: Representações sociais sobre privacidade entre usuários de redes sociais
Autor(es): Rodrigues Quintela Andrade, Dayanne
Palavras-chave: Representações Sociais; Privacidade; Redes Sociais
Data do documento: 31-Jan-2011
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Rodrigues Quintela Andrade, Dayanne; Cândido de Gouveia, Raimundo. Representações sociais sobre privacidade entre usuários de redes sociais. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
Resumo: Esse estudo teve como objetivo identificar as representações sociais sobre privacidade entre usuários de redes sociais e de que forma esse conceito é compreendido, compartilhado e utilizado nas suas relações sociais. A escolha deste tema foi motivada pela crescente incidência de participação da população nesses sites na sociedade contemporânea e suas repercussões nas discussões teóricas sobre o que é considerado historicamente como público e privado. Foram participantes da pesquisa um total de 74 usuários de redes sociais. Na coleta de dados foram utilizados dois instrumentos: o questionário que foi conduzido através do método de associação livre, que foi respondido por todos os participantes e uma entrevista semi-estruturada realizada com 46 participantes. Na análise dos dados, foram utilizados dois softwares: o EVOC e o ALCESTE. O primeiro software, após a análise do questionário de associação livre organizou a estrutura das representações com o núcleo central formado pelos seguintes elementos: direito, família, individualidade, intimidade, pessoal, respeito e segurança. As informações das entrevistas foram tratadas com o auxílio do segundo software que organizou os conteúdos em 4 classes: valorização das redes sociais, preocupação e críticas quanto às práticas exercidas nas redes, liberdade individual e preservação da identidade. As análises dos resultados demonstraram que os participantes objetivam a privacidade na individualidade, portanto, as representações sociais dessa privacidade podem estar ancoradas no direito à liberdade individual
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8494
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Psicologia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo6522_1.pdf833,96 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.