Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8458
Title: Influência do cimento obturador no tempo de contaminação microbiana de canais radiculares obturados e expostos ao meio bucal - estudo in vitro
Authors: Pires de Farias Paiva, Trícia
Keywords: Infiltração; Microrganismos; Cimentos Endodônticos
Issue Date: 2005
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Pires de Farias Paiva, Trícia; Menezes Aguiar, Carlos. Influência do cimento obturador no tempo de contaminação microbiana de canais radiculares obturados e expostos ao meio bucal - estudo in vitro. 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.
Abstract: O propósito deste estudo in vitro foi avaliar a capacidade de selamento de canais radiculares obturados pela técnica da condensação lateral ativa da gutta-percha associada aos cimentos endodônticos Sealer 26® e AH-PlusTM e sua influência no tempo de contaminação bacteriana e fúngica em canais radiculares expostos ao meio bucal. Foram utilizados quarenta pré-molares inferiores com 21mm de comprimento em processo de rizogênese completo. Os espécimes foram divididos aleatoriamente em dois grupos de quinze dentes cada, de acordo com o cimento utilizado, além dos grupos controles com cinco espécimes cada: controle positivo o qual não foi realizada a obturação endodôntica e controle negativo onde não foram feitas aberturas coronárias. Os canais radiculares foram biomecanizados conforme a técnica coroa-ápice sem pressão e em seguida foram montados em aparatos, esterilizados a óxido de etileno e expostos à saliva artificial na qual foram adicionados o E. faecalis, P. aeruginosa, S. aureus e C. albicans que serviram como marcadores biológicos de infiltração. A avaliação foi conduzida até 120 dias, onde foi observada a contaminação de 33,3% dos espécimes obturados com Sealer 26® e 6,7% dos canais obturados com AH-PlusTM. Concluiu-se que o cimento à base de resina époxica (AH-PlusTM) ofereceu um selamento superior quando comparado ao cimento à base de hidróxido de cálcio (Sealer26®) no intervalo de tempo observado (p<0,05)
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8458
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo8507_1.pdf2.85 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.