Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/844
Título: Estudo arqueológico dos sítios Anauá, Chapada, Santo Antonio e Olho d Água do Pau Mauriti-Ceará
Autor(es): Luna Machado, Daniel
Palavras-chave: Mariti(CE);Ceramistas;Cariri cearense;Pré-história;Arqueologia
Data do documento: 31-Jan-2010
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Luna Machado, Daniel; Pinto de Meideiros, Ricardo. Estudo arqueológico dos sítios Anauá, Chapada, Santo Antonio e Olho d Água do Pau Mauriti-Ceará. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Arqueologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Resumo: Os estudos arqueológicos no Cariri cearense têm início no ano de 2005, com a descoberta dos sítios cerâmicos Chapada, Santo Antônio e Anauá, no município de Mauriti, na sub-bacia sedimentar do Araripe; o sítio cerâmico Olho d Água do Pau foi descoberto no mesmo município no ano de 2008. As atividades desenvolvidas nestas áreas foram de salvamento arqueológico e tiveram fim no ano de 2008. Resultam destas atividades as coleções de material cerâmico e lítico dos referidos sítios. Estes sítios foram associados à ocupação de grupos pré-históricos ceramistas filiados à Tradição Tupiguarani. A partir destes estudos de salvamento resolveu-se iniciar pesquisa acadêmica, tendo como propósito conhecer a tecnologia dos grupos horticultores ceramistas da região do Cariri cearense. Sem trabalhar com a prévia filiação a uma tradição arqueológica, buscou-se conhecer os perfis cerâmicos de cada sítio para compará-los entre si e com os sítios da área pernambucana da Chapada do Araripe, mais precisamente os sítios Aldeia do Capim e Aldeia do Baião, ambos no município de Araripina. Os estudos dos grupos horticultores ceramistas que habitaram áreas do atual município de Araripina tiveram início na década de 1980. A comparação dos sítios cerâmicos do Cariri cearense com os sítios de Araripina contribui para um melhor conhecimento da tecnologia dos grupos ceramistas pré-históricos que ocuparam a região nordeste do Brasil
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/844
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Arqueologia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo837_1.pdf2,27 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.