Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8411
Título: Eletrodeposição de chumbo sobre Carbono Vítreo, em sistema Ácido, Alcalino e com a influência do Etileno Glicol
Autor(es): SILVA, Gilvaldo Gentíl da
Palavras-chave: Eletroquímica;Eletrodeposição;Chumbo;Nucleação
Data do documento: 31-Jan-2008
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Gentíl da Silva, Gilvaldo; Borges Diniz, Flamarion. Eletrodeposição de chumbo sobre Carbono Vítreo, em sistema Ácido, Alcalino e com a influência do Etileno Glicol. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Química, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Resumo: A eletrodeposição de chumbo, sobre carbono vítreo, em meios ácidos (HBF4) e alcalinos (KOH) e sobre a influência do etileno glicol, em concentração variada, foi estudada através de voltametria cíclica e cronoamperometria. Os resultados experimentais mostram claramente que a eletrodeposição de chumbo, sobre o carbono vítreo é um processo controlado por nucleação com um mecanismo de crescimento em três dimensões (3D) A voltametria cíclica permitiu uma avaliação das sobretensões envolvidas no processo. A maior sobretensão para eletrodeposição em HBF4 foi obtida com 130 mM de etileno glicol. Já em meio alcalino, a maior sobretensão foi encontrada em etileno glicol 91 mM. A cronoamperometria foi analisada dentro do formalismo desenvolvido por Scharifker e Hills, possibilitando caracterizar o processo de nucleação como sendo progressivo ou instantâneo. Na ausência de etileno glicol, tanto em meio ácido, quanto em meio alcalino foi observada uma nucleação progressiva. Por outro lado, na presença de etileno glicol, a nucleação em meio alcalino passou a ser instantânea. Informação estrutural sobre a eletrodeposição do chumbo foi obtida através de microscopia óptica para determinar a morfologia de superfície, e confirma os resultados obtidos nos experimentos eletroquímicos
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8411
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Química

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo4315_1.pdf4,24 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.