Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8306
Título: As relações entre consciência metatextual, produção e compreensão de textos
Autor(es): PEREIRA, Ana Paula
Palavras-chave: Produção de textos; Consciência Metatextual; Compreensão de Textos
Data do documento: 31-Jan-2010
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Paula Pereira, Ana; Galvao Spinllo, Alina. As relações entre consciência metatextual, produção e compreensão de textos. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Resumo: Este estudo examinou as relações entre produção, compreensão de textos e consciência metatextual com crianças de diferentes níveis de escolaridade. A literatura aponta que as relações entre compreensão e produção textuais foram exploradas em algumas pesquisas, existindo resultados controversos sobre eles. Alguns estudos encontraram relação entre produzir e compreender um texto e outros não encontraram relação entre estas habilidades. Investigações que se propõem a examinar as relações entre consciência metatextual e compreensão são raras, e mesmo assim também apresentam controvérsias. Por um lado, há um estudo que encontrou correlação entre essas habilidades, e por outro, há um estudo que não detectou correlação entre elas. Também poucos são os estudos sobre as relações entre consciência metatextual e produção de textos, os quais se caracterizam por situações de intervenção que têm repercussões favoráveis sobre a produção textual. Assim, no intuito de avançar na discussão sobre as interações dessas habilidades, esta pesquisa buscou investigar as três habilidades (produção, Compreensão de textos e consciência metatextual) de forma conjunta, em um mesmo grupo de participantes, sem que nenhum tipo de intervenção fosse realizado. Participaram deste estudo 64 crianças de classe média com idades entre 7 e 9 anos, divididas em três grupos, em função da escolaridade. Assim tinha-se o grupo 1 (crianças do 3º ano), grupo 2 (crianças do 4º ano) e o grupo 3 (crianças do 5º ano) do ensino fundamental. Cada participante foi submetido a três tarefas: de produção de textos, de compreensão de texto, de consciência metatextual. Na tarefa de produção textual a criança era solicitada a produzir oralmente uma história a partir de um tema proposto pela examinadora. Na tarefa de compreensão textual, uma história era lida para a criança e logo após solicitava-se que ela respondesse um conjunto de perguntas de natureza inferêncial. Na tarefa de consciência metatextual consistia na leitura de doze textos estímulos. Após a leitura de cada texto estímulo a examinadora solicitava à criança que ela julgasse a completude e ou incompletude dos textos, bem como justifica-se suas respostas. Os resultados obtidos demonstram existir correlação positiva entre as três habilidades. Isso implica que na medida em que uma habilidade se aprimora, as outras duas habilidades acompanham essa evolução. Essa correlação positiva entre as três habilidades foi observada tanto quando se considera o avanço da escolaridade, quanto quando se retira o efeito da escolaridade. Contudo, ao se comparar o desempenho dos três grupos em cada tarefa, isoladamente, observou-se, variação na forma como se comporta a correlação em cada grupo. De acordo com o que esperava-se inicialmente, há relação entre essas habilidades mesmo quando não se tem algum tipo de instrução específica sobre alguma delas. Porém, não foi verificado influência da habilidade metatextual sobre a produção e a compreensão de textos. Ou seja, a possibilidade de que a consciência metatextual viesse a contribuir com as habilidades de produção e compreensão de textos não se confirmou. Para finalizar, os resultados deste estudo são discutidos à luz da literatura na área, apontando-se pontos de concordância e de discordância acerca das habilidades textuais e metatextuais em crianças
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8306
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo825_1.pdf922,28 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.