Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8270
Title: EEA : explorando os recursos de um modelo para análise do desenvolvimento da comunicação Mãe-Bebê
Authors: Maria Vieira, Nadja
Keywords: Sistemas dinâmicos; Modelo EEA; Desenvolvimento; Comunicação
Issue Date: 2004
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Maria Vieira, Nadja; da Conceição Diniz Pereira de Lyra, Maria. EEA : explorando os recursos de um modelo para análise do desenvolvimento da comunicação Mãe-Bebê. 2004. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
Abstract: A presente tese busca explicar por que usar a teoria dos Sistemas Dinâmicos para estudar o início da comunicação humana. Para esse objetivo um modelo é proposto, baseado na idéia de que a relação mãe-bebê é um sistema co-regulado e auto-organizado. Considerou-se que a aplicação de uma abordagem estritamente conceptual, não matemática de Sistemas Dinâmicos ao estudo do desenvolvimento da comunicação levou ao aparecimento de novas possibilidades para captura dos processos de mudanças os quais não são analisáveis apenas com parâmetros das correntes de pesquisas mais tradicionais na psicologia. Tais possibilidades foram exploradas através da análise de três dimensões do proposto modelo denominado EEA - Estabelecimento, Extensão e Abreviação. Essas dimensões, definidas como Níveis de Imediaticidade da Trocas, Dinâmicas das Trocas de Turnos e Níveis de Suavidade das Trocas foram analisadas a partir de dados longitudinais videografados, de cinco díades mãe-bebê. Foi concluído que o modelo EEA oferece recursos que ajudam a esclarecer os processos que emergem na constante dinâmica de reorganização das ações que expressam o desenvolvimento da comunicação mãe-bebê
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8270
Appears in Collections:Teses de Doutorado - Psicologia Cognitiva

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo8878_1.pdf1.39 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.