Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8270
Título: EEA : explorando os recursos de um modelo para análise do desenvolvimento da comunicação Mãe-Bebê
Autor(es): Maria Vieira, Nadja
Palavras-chave: Sistemas dinâmicos;Modelo EEA;Desenvolvimento;Comunicação
Data do documento: 2004
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Maria Vieira, Nadja; da Conceição Diniz Pereira de Lyra, Maria. EEA : explorando os recursos de um modelo para análise do desenvolvimento da comunicação Mãe-Bebê. 2004. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
Resumo: A presente tese busca explicar por que usar a teoria dos Sistemas Dinâmicos para estudar o início da comunicação humana. Para esse objetivo um modelo é proposto, baseado na idéia de que a relação mãe-bebê é um sistema co-regulado e auto-organizado. Considerou-se que a aplicação de uma abordagem estritamente conceptual, não matemática de Sistemas Dinâmicos ao estudo do desenvolvimento da comunicação levou ao aparecimento de novas possibilidades para captura dos processos de mudanças os quais não são analisáveis apenas com parâmetros das correntes de pesquisas mais tradicionais na psicologia. Tais possibilidades foram exploradas através da análise de três dimensões do proposto modelo denominado EEA - Estabelecimento, Extensão e Abreviação. Essas dimensões, definidas como Níveis de Imediaticidade da Trocas, Dinâmicas das Trocas de Turnos e Níveis de Suavidade das Trocas foram analisadas a partir de dados longitudinais videografados, de cinco díades mãe-bebê. Foi concluído que o modelo EEA oferece recursos que ajudam a esclarecer os processos que emergem na constante dinâmica de reorganização das ações que expressam o desenvolvimento da comunicação mãe-bebê
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8270
Aparece na(s) coleção(ções):Teses de Doutorado - Psicologia Cognitiva

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo8878_1.pdf1,39 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.