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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/827
Título: Busca de informações e grupos de referência : um estudo em uma comunidade virtual
Autor(es): CUNHA, Itaquê Ferreira
Palavras-chave: Busca de informação; Grupos de referência virtuais; Comunidades virtuais; Netnografia
Data do documento: 2007
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: ferreira Cunha, Itaquê; Alencar de Farias, Salomão. Busca de informações e grupos de referência : um estudo em uma comunidade virtual. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
Resumo: A compreensão de aspectos relacionados às razões que levam os consumidores a comprarem podem oferecer subsídios aos profissionais de marketing que possibilitem determinar como satisfazer as necessidades e desejos dos seus clientes. Os comportamentos destes consumidores são afetados por grupos de pessoas as quais estes estão associados e esta associação pode ocorrer face a face ou por meio de comunicação mediada por computadores. É justamente este ponto o foco central desta dissertação, as influências dos grupos de referência virtuais no processo de busca de informações dos consumidores de serviços turísticos. Assim, fez-se necessário conhecer os elementos que caracterizam este tipo de grupo de referência e o processo de busca de informações dos membros associados. Para tal foi desenvolvida uma pesquisa de caráter qualitativo, focando o caso da comunidade Eu amo Viajar , com o uso do método netnografia (KOZINETS, 2002) por meio de observação participante, entrevistas com os membros e grupo focal com especialistas na área de marketing turístico para responder como uma comunidade virtual pode influenciar no processo de busca de informações por serviços turísticos junto aos seus membros. Com o uso da análise de conteúdo, encontrou-se que os grupos virtuais podem ser utilizados como fonte de confirmação das informações adquiridas em outros locais (interna e externa). A principal característica do grupo virtual investigado é possuir dois tipos de membros, um com preocupações sociais e outro de consumo, que buscam informações inicialmente fora da comunidade, em fontes internas e externas, que consideram a Internet uma fonte rica em dados, mas de pouca confiabilidade. Assim, concluiu-se que estes membros buscam confirmar as informações coletadas fora do grupo dentro da comunidade, sofrendo desta, influências por identificação ou informacional
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/827
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Administração

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