Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8244

Compartilhe esta página

Título: Conceito de limite em cálculo : obstáculos e dificuldades de aprendizagem no contexto do ensino superior de matemática
Autor(es): Costa do Nascimento, Jorge
Palavras-chave: Campo conceitual de limite; Cálculo diferencial; Matemática no ensino superior
Data do documento: 2003
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Costa do Nascimento, Jorge; Tarcisio da Rocha Falcão, Jorge. Conceito de limite em cálculo : obstáculos e dificuldades de aprendizagem no contexto do ensino superior de matemática. 2003. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.
Abstract: O presente trabalho de tese de doutorado oferece subsídios no sentido de mostrar que as dificuldades inerentes ao processo de ensino e aprendizagem de noções referentes a limites, no âmbito do ensino superior de matemática (disciplina de cálculo), não estão associadas apenas à organização e elaboração dos conteúdos curriculares nesse nível de ensino, mas têm relação com outros aspectos. A análise de protocolos de resolução de problemas por estudantes de nível superior evidenciou três aspectos adicionais e interligados: (1) ausência ou a fragilidade do conhecimento de determinados conteúdos do ensino médio que são básicos para a disciplina referida; (2) inadequação de alguns dos modelos de representação que são usados pelos estudantes; (3) complexidade do campo conceitual abrangido pela noção matemática de limite, demandando integração com conceitos geométricos e a disponibilidade de uma metáfora conceitual adequada para a abordagem da referida noção. O presente trabalho de tese traz subsídios para a avaliação da importância de tais aspectos, de forma a contribuir para uma melhor clarificação dos obstáculos ao ensino e aprendizagem do conteúdo em tela, e propor encaminhamentos eficazes para a evolução de propostas didáticas para a sua abordagem.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8244
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Psicologia Cognitiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo8826_1.pdf11,92 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons