Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/823
Título: Caiçara do Norte (RN) : um berçário de tubarões e raias
Autor(es): Yokota, Leandro
Palavras-chave: Elasmobrânquios; Estratégias de uso; Berçário
Data do documento: 2005
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Yokota, Leandro; Paula Teixeira Lessa, Rosangela. Caiçara do Norte (RN) : um berçário de tubarões e raias. 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.
Resumo: Berçários de elasmobrânquios são habitats onde as fêmeas liberam seus filhotes e os jovens permanecem nas primeiras semanas, meses ou anos de vida. Os berçários geralmente oferecem aos jovens uma maior fonte alimentar e proteção contra predadores, condições que ajudam a contrabalançar a mortalidade nesta fase inicial da vida. A identificação, o estudo e o manejo destas áreas são de fundamental importância para a conservação das espécies, em função da vulnerabilidade das populações, ainda mais quando se trata dos elasmobrânquios, que possuem um papel ecológico crítico devido à sua posição apical na cadeia alimentar, contribuindo para o bom funcionamento e manutenção da diversidade marinha. O presente estudo teve como proposta analisar a região de Caiçara do Norte, estado do Rio Grande do Norte, suposta área de berçário, procurando verificar essa hipótese, e em caso positivo, determinar quais espécies fazem uso da região e como o berçário funciona. Foram efetuadas amostragens mensais durante o período de setembro de 2003 a agosto de 2004, através do acompanhamento da frota pesqueira artesanal. Foi amostrado um total de 1300 indivíduos, abrangendo 13 espécies de tubarões e 11 de raias, sendo que deste montante, pelo menos 11 espécies utilizam a região como berçário, sendo 4 espécies de tubarões: Rhizoprionodon pororus, Carcharhinus acronotus, C. limbatus e C. falciformis, e 7 espécies de raias, incluindo uma espécie endêmica da região Nordeste: Gymnura cf. micrura, Rhinobatos percellens, Dasyatis guttata, D. marianae (endêmica), Narcine brasiliensis, Aetobatus narinari e Rhinoptera bonasus
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/823
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Biologia Animal

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo1801_1.pdf4 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.