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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8051
Title: Eu falo no teu dizer para dizer quem sou : um estudo sobre aquisição de linguagem com criança abrigada em instituição governamental
Authors: GÓES, Fernando Antônio de Barros
Keywords: Aquisição de Linguagem;Constituição Subjetiva;Interacionismo Lingüístico;Lingüística;Psicanálise.
Issue Date: 31-Jan-2009
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Antônio de Barros Góes, Fernando; Maria Monteiro de Carvalho, Glória. Eu falo no teu dizer para dizer quem sou : um estudo sobre aquisição de linguagem com criança abrigada em instituição governamental . 2009. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Abstract: Esta pesquisa se propôs a abordar o processo de aquisição da linguagem/constituição subjetiva, considerando posições subjetivas e mudanças de posição do infans (enquanto colocado na condição de sujeito) frente à língua (Outro), ou seja, a relação do sujeito com o campo do Outro . Para tanto, baseou-se no quadro teórico do Interacionismo Lingüístico de De Lemos (2002), cujas proposições se fundamentam na Lingüística Estrutural européia e na Psicanálise de linha francesa. Nesta perspectiva teórica, a língua se torna o lugar de constituição, tanto da fala da criança, quanto dela mesma. Nas proposições de De Lemos (Ibid.), fica ressaltada a grande importância para a criança da interpretação da mãe (ou do outro que venha a ocupar esse lugar estrutural). Ao levar em conta esses fatos, este estudo procurou ampliar a abordagem do processo de aquisição de linguagem/constituição subjetiva quando esse lugar estrutural (Outro) é ocupado por outro que não seja a própria mãe da criança, mas sim por alguém que exerça os cuidados maternos. Além disso, procurou dar maior visibilidade a fenômenos da aquisição da linguagem/constituição subjetiva da criança, segundo perspectiva da Psicanálise, tendo sido destacada a noção de Função Materna. Portanto, para problematização da pesquisa, foi tomada a situação em que ocorre uma ruptura na díade mãebebê, com afastamento entre a criança e a mãe e o surgimento de um novo contexto para a criança (Instituição Governamental que acolhe crianças), no qual ela passa a receber cuidados através de vários educadores institucionais. Desta forma, foram colocados os objetivos formulados como questões: 1) Nos processos de interação entre as crianças e os educadores institucionais, como ocorre o processo pelo qual o infans é capturado pela linguagem e qual a importância outro/Outro cuidador nesse processo? Nas interações entre criança e outro, pode o outro cuidador ocupar uma posição concebida como Função Materna ? e 2) Podem ser indicadas diferenças e/ou mudanças em posições estruturais da criança e do outro cuidador em relação à língua, considerando que o lugar estrutural do Outro, geralmente ocupado pela mãe conforme proposto por De Lemos (Ibid.)- passa a ser ocupado por um cuidador institucional? Para abordar estas questões, foram realizados registros videofonograficos contendo os aspectos das interações entre a criança e seu cuidador, os quais foram analisados e interpretados através de uma proposta metodológica com base no quadro teórico do Interacionismo Lingüístico de De Lemos e, também, com base na Teoria Psicanalítica. Nas análises dos dados, pôde-se apontar exemplos do processo pelo qual o infans é capturado pela linguagem (primeiro objetivo), tendo sido possível assinalar a indicação de que, no referido processo, a cuidadora se encontrava, neste caso específico, operando a função materna e, assim, ocupando esse lugar estrutural do Outro. Foi possível indicar diferenças e deslocamentos de posições subjetivas (segundo objetivo), tanto da cuidadora quanto da criança, mostrando, dessa forma, que o processo de aquisição da linguagem/constituição subjetiva é extremamente dinâmico, como também que a criança e o adulto, enquanto sujeitos, estão submetidos ao funcionamento da língua/Outro
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8051
Appears in Collections:Teses de Doutorado - Psicologia Cognitiva

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