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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8037
Título: Avaliação da leitura, escrita e habilidades cognitivas relacionadas : um estudo a partir do protocolo de avaliação de habilidades cognitivo-linguísticas PACL
Autor(es): Ramos Araújo, Monilly
Palavras-chave: Avaliação da leitura e escrita;Habilidades cognitivas;Protocolo de avaliação de habilidades cognitivo-linguísticas
Data do documento: 31-Jan-2011
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Ramos Araújo, Monilly; Roazzi, Antonio. Avaliação da leitura, escrita e habilidades cognitivas relacionadas : um estudo a partir do protocolo de avaliação de habilidades cognitivo-linguísticas PACL. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo principal analisar a relação entre habilidades cognitivas e metalinguísticas e o desempenho em leitura e escrita no primeiro ciclo do ensino fundamental. Especificamente, foi possível correlacionar o desempenho dos sujeitos nas tarefas de leitura e escrita de palavras e não palavras e as habilidades de processamento fonológico rima, aliteração, segmentação silábica, repetição de palavras e não-palavras, nomeação automática rápida de figuras e dígitos; processamento auditivo memória direta e inversa de dígitos, discriminação fonêmica e ritmo; e processamento visual cópia de formas e memória visual de formas, considerando os quatro anos escolares em conjunto e, depois, separadamente. Também foram comparadas as médias de desempenho em todas as habilidades avaliadas pelo TDCL (Teste de desempenho cognitivo e linguístico) e verificadas as diferenças significativas, em cada ano escolar. Para alcançar os objetivos propostos, foi realizado um estudo com delineamento correlacional em uma amostra de crianças com idade variando entre 6 e 12 anos, de ambos os sexos, matriculadas do 2º ao 5º ano do ensino fundamental de uma escola particular da cidade de João Pessoa PB. Os participantes formaram subgrupos, selecionados com base nas variáveis: sexo, idade e o ano escolar. Para a coleta dos dados foram utilizados três instrumentos: Questionário Sócio-demográfico, Matrizes Progressivas Coloridas de Raven e o TDCL. Os procedimentos de análise estatística executados foram o Teste de Mann-Whitney e o Coeficiente de correlação de Spearman. Os resultados revelaram que as habilidades cognitivas e metalinguísticas avaliadas no TDCL apresentaram correlações, de moderadas à altas, com as medidas de leitura e escrita, corroborando os estudos que buscam compreender as relações entre as principais habilidades cognitivo-linguísticas, consideradas, na literatura científica, como fortemente relacionadas com à aquisição e desenvolvimento da leitura e escrita proficientes, e o desempenho dos participantes em tarefas que avaliam estes dois processos. Estes resultados representam, ainda, a viabilidade e a importância de avaliar tais habilidades conjuntamente, procedendo com um rastreio do desempenho dos alunos nesta etapa da escolarização, proporcionando um perfil amplo da leitura, escrita e habilidades cognitivas e metaliguísticas subjacentes ao funcionamento destes processos
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8037
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva

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