Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/803
Título: Efeito da fragmentação florestal nas taxas de herbivoria da formiga cortadeira Atta cephalotes
Autor(es): Vieira de Araújo Júnior, Manoel
Palavras-chave: Atta cephalotes;Floresta Atlântica;Fragmentação;Herbivoria;Sazonalidade;IAF
Data do documento: 2004
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Vieira de Araújo Júnior, Manoel; Roberta Leal, Inara. Efeito da fragmentação florestal nas taxas de herbivoria da formiga cortadeira Atta cephalotes. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
Resumo: As principais conseqüências da fragmentação são a redução e o isolamento dos habitats e um maior efeito de borda nos remanescentes. As mudanças decorrentes desse efeito permitem o estabelecimento de espécies pioneiras nos fragmentos e nas áreas de borda de floresta. Como as formigas cortadeiras coletam preferencialmente espécies pioneiras, nós hipotetizamos que as taxas de herbivoria de Atta cephalotes são maiores nas colônias localizadas em áreas perturbadas, como bordas e fragmentos pequenos, do que em florestas maduras. As taxas de herbivoria foram calculadas através da seguinte fórmula: Taxa de herbivoria = (TR x 100/TR + VAC) onde, TR é o total removido pelas formigas e VAC é a vegetação disponível após a remoção. As colônias localizadas na borda e no fragmento tiveram maiores taxas de herbivoria que as colônias localizadas no interior de florestas maduras, corroborando a hipótese apresentada. O fator responsável por esse resultado foi a menor área de forrageamento nos habitat de borda e fragmento, provavelmente devido à maior proporção de plantas pioneiras nesses ambientes perturbados. Esses resultados são muito relevantes, pois, associados à maior densidade de formigas cortadeiras nas bordas e fragmentos, indicam esses ambientes como mais suscetíveis à ação desses organismos, estando sempre em estágios iniciais de sucessão
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/803
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Biologia Vegetal

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo4673_1.pdf996,54 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.