Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8000
Título: A mímesis através dos espelhos de Machado de Assis e de Guimarães Rosa
Autor(es): FIGUEREDO, Thiago da Camara
Palavras-chave: Mímesis; Espelho; Representação; Machado de Assis; Guimarães Rosa
Data do documento: 31-Jan-2012
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: da Camara Figueredo, Thiago; Cardoso Bezerra, Antony. A mímesis através dos espelhos de Machado de Assis e de Guimarães Rosa. 2012. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012.
Resumo: A Teoria e a Crítica da Literatura usualmente comparam a atividade dos textos poéticos àquela dos espelhos, considerando-os cópia ou refração de uma realidade dada. Desse modo, a fim de que se identifique como as representações se efetivam, parte-se de uma investigação da constituição do real e da dimensão que a linguagem ocupa em tal constituição. Este estudo visa a refletir sobre o conceito e o funcionamento da mímesis, a representação da realidade elaborada por textos literários, a partir de trechos e de obras em que o objeto espelho figura. Assim, especial referência se faz ao trabalho dos filósofos empiristas ingleses concretamente, a Locke, Berkeley e Hume; às investigações filológicas de Auerbach; às teorias da ficção de Bakhtin, Iser e Lima; e aos contos homônimos O Espelho de Machado de Assis e de Guimarães Rosa
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8000
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Teoria da Literatura

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo9431_1.pdf514,79 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.