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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7995
Título: O mito da novidade no texto publicitário para a mulher
Autor(es): Costa, Ivandilson
Palavras-chave: Lexicologia; Análise do discurso; Publicidade
Data do documento: 2005
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Costa, Ivandilson; Medeiros de Carvalho, Nelly. O mito da novidade no texto publicitário para a mulher. 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.
Resumo: A publicidade se caracteriza como sendo, antes de tudo, um discurso, uma linguagem, sustentando uma argumentação icônico-lingüística para persuadir consciente e inconscientemente o público-alvo e, para isso, lança mão de todo um conjunto de recursos estilísticos, relações semânticas e seleção lexical. O presente trabalho tem o objetivo de examinar o conjunto de mecanismos lingüísticos que se relacionam com a administração do mito da novidade em textos publicitários endereçados especialmente ao público feminino, quais sejam: o emprego de itens lexicais, como novo, chegar, renovar, exclusivo, revolucionário e o operador situativo agora; processos de formação de palavra (especialmente prefixação e composição); o uso de terminologia técnico-científica; a manutenção de formas fixas (provérbios, frases feitas, adágios, expressões cristalizadas). Para tanto, foram tomados textos publicitários impressos de público-alvo feminino, assim definido por caracteres como produto (moda, cosmética, alimentação), veículo (revistas femininas) e marcas morfossintáticas do gênero feminino. Trata-se de um trabalho de caráter interdisciplinar, pela natureza mesma de a publicidade interagir com áreas diversas do conhecimento Lingüística, Comunicação Social, Marketing, Sociologia , bem como pela construção de nosso arcabouço teórico, que não se baseou em uma teoria de base especificamente, mas se apoiou em correntes mais diversificadas da própria Lingüística pela depreensão que faz de pontos da Lexicologia, da Sociolingüística Interacional especialmente quanto à parte dedicada às representações de gênero , da Análise do Discurso Crítica quando da abordagem das relações de poder na/pela linguagem
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7995
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Linguística

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