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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7991

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Título: A produção do gênero resumo
Autor(es): Inácio do Nascimento, Mizael
Palavras-chave: Gêneros textuais; Produção escrita; Resumo
Data do documento: 2005
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Inácio do Nascimento, Mizael; Virgínia Leal, Maria. A produção do gênero resumo. 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.
Abstract: O resumo é um dos gêneros mais comuns na vida dos estudantes, que se encontram cercados por uma variedade de tarefas que lhes exige a habilidade de ler e resumir informações. Para a execução dessas tarefas, esses leitores utilizam complexas operações cognitivas que requerem: a) o apagamento de informações irrelevantes, b) a generalização de idéias individuais, c) a construção de proposições mais globais. A escolha do resumo como tema central desta pesquisa se deu porque na sua produção intervêm, além dos conhecimentos prévios do sujeito, a constituição de novos conhecimentos, já que, em certas condições de produção, esse gênero contribui para uma transformação dos esquemas do sujeito na interação com o texto. A análise dos textos produzidos seguiu a orientação dos postulados sociointeracionistas desenvolvidos por Bakhtin, Bronckart, Dolz e Schneuwly, além dos trabalhos realizados por Kintsch e van Dijk. Foram coletados 60 textos produzidos por alunos da 1ª série do Ensino Médio de duas escolas da Rede Privada de Ensino do Estado de Pernambuco, dos quais 44 foram submetidos à análise com base nas seguintes categorias: 1) princípio de pertinência relativa, 2) macro-regras de redução da informação semântica, 3) reconstrução, distorção, exclusão, 4) justaposição de sentenças e 5) depreensão do tópico discursivo. As análises demonstraram que os resumos produzidos pelos alunos acima mencionados não atenderam às especificidades próprias desse gênero, servindo como indicativo da dificuldade encontrada tanto no domínio das regras de sumarização de informação, quanto em escrever em língua espanhola. Uma das soluções vislumbradas para a minimização dessa realidade é a presença sistemática desse e de outros gêneros nas aulas de língua estrangeira, que promoverá, conseqüentemente, mudanças na concepção de língua e de sujeito atualmente presente nas escolas
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7991
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Linguística

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