Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7987
Título: Altazor: uma viagem pela poética de Vicente Huidobro
Autor(es): Silva, Jeane Maria Guimarães da
Palavras-chave: Altazor; Criacionismo; Poesia hispano-americana; Vanguarda
Data do documento: 2005
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Maria Guimarães da Silva, Jeane; Adolfo Cordiviola, Alfredo. Altazor: uma viagem pela poética de Vicente Huidobro. 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.
Resumo: Este estudo propõe uma análise do poema Altazor (obraprima do vanguardismo em língua espanhola) do poeta chileno Vicente Huidobro, evidenciando seus aspectos temáticos, estruturais e metalingüísticos. O poema Altazor o el viaje en paracaídas expõe a teoria criacionista de Huidobro, 'expressando por meio do lúdico exercício imagístico, toda uma desolada visão do mundo, centrada na solidão, na incomunicação e no vazio'. O mito do poeta como pequeno Deus e a realização do poema criado representam o ideal perseguido por Altazor- Huidobro em sua trajetória poética na qual "a Poesia é a linguagem da Criação". No poema Altazor, o motivo da viagem difere do sentido tradicional do livro de relatos. A leitura de Altazor se faz como percurso poético no espaço da página do poema, revelando a ousadia criadora do poeta através do jogo com a linguagem, das metáforas e de seus efeitos visuais e sonoros
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7987
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Linguística

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo8431_1.pdf364,8 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.