Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7982
Título: Gêneros visuais multimodais em livros didáticos: tipos e usos
Autor(es): Karine de Queiroz, Anne
Palavras-chave: Linguística;Gêneros textuais;Multimodalidade
Data do documento: 2005
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Karine de Queiroz, Anne; Paiva Dionisio, Angela. Gêneros visuais multimodais em livros didáticos: tipos e usos. 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.
Resumo: Devido a toda essa imersão tecnológica que estamos inseridos, recursos pictoriais têm sido utilizado, consideravelmente, no âmbito educacional, uma vez que a escola é mediadora entre a sociedade e o aprendiz. Para tal mediação a escola faz uso de vários recursos midiáticos, como a televisão, e o computador, porém além de tais recursos tem-se o velho instrumento utilizado para abordagem de conhecimento: o Livro Didático (LD), que apesar de tantas inovações tecnológicas disponíveis na escola, é o recurso mais freqüente para o auxílio da construção do conhecimento. Nesse sentido traçamos como objetivos investigar variedades de gêneros visuais nos livros didáticos e observar como esses gêneros visuais multimodais (GVMs) estão a serviço da construção do conhecimento. Para investigar essa variedade de gêneros visuais multimodais constituímos como corpus da pesquisa livros didáticos de ensino médio das disciplinas de português, matemática e biologia. Esta dissertação se constitui de quatro capítulos. O capítulo I - Percorrendo a história da escrita - traça um percurso histórico da escrita, observando seu processo evolutivo e sua propagação. O capítulo II - Percorrendo a história da imagem - discute a noção de imagem, como também seu surgimento e algumas classificações atribuídas a ela. O capítulo III - Multimodalidade e Multiletramento: relações intrínsecas - discute a teoria sobre multimodalidade, noção essencial para essa pesquisa; além da ampliação da noção de letramento, tendo em vista o conceito de multimodalidade como traço inerente ao discurso. O capítulo IV - Gêneros Visuais Multimodais em Livros Didáticos: Tipos e Usos - apresenta a descrição dos recursos pictoriais presentes nos LDs analisados, como as Ilustrações, Gêneros Visuais e os Gêneros Visuais Multimodais; em seguida, apresentamos a descrição dos GVMs, observando os seus usos e funções nos manuais em análises. Constatamos que o LD de português faz uso, exaustivamente, dos gêneros: charge, cartum, tira e propaganda. Já o LD de biologia utiliza os seguintes gêneros: desenho anatômico, desenho esquemático e gráfico. No LD de matemática encontramos, com recorrência, os gêneros: diagrama, figura geométrica e gráfico. Comparando a utilização desses GVMs nos livros, verificamos que o livro de português traz os gêneros utilizados em outras esferas sociais (jornais, revistas e outdoor) para serem didatizados ao se inserirem no LD. Já nos livros de matemática e biologia, os GVMs são elaborados de acordo com o conteúdo programático, ou seja, são GVMs com fins didáticos. Verificamos ainda que os gêneros encontrados no LD de português são utilizados, predominantemente, como base para realização de atividades, ou seja, na seção de exercícios. Ao contrário do que acontece com os GVMs nos manuais de matemática e biologia, que são utilizados, em maior recorrência, na seção de apresentação de conteúdo, auxiliando a construção do conhecimento
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7982
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Linguística

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo8418_1.pdf4,35 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.