Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7976
Título: A narrativa especular em Helena Parente Cunha
Autor(es): Maria Dutra, Telma
Palavras-chave: Mulher no espelho;Helena Parente Cunha
Data do documento: 2004
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Maria Dutra, Telma; Gonçalves Licari, Luzilá. A narrativa especular em Helena Parente Cunha. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
Resumo: O presente estudo realizou-se a partir da investigação da relação entre a criação literária e a realidade da época de produção do romance Mulher no espelho, obra da escritora baiana, contemporânea, Helena Parente Cunha. O móvel da pesquisa foi olhar a mulher protagonista do discurso ficcional daquele romance, em consonância à mulher do cotidiano real. Neste ponto, pretendemos elucidar os procedimentos teórico-literários que a autora teria empregado para configurar o perfil feminino de sua protagonista, a partir da matéria prima do contexto histórico social real, além de nos prolongar na observação quanto ao compromisso de Helena Parente Cunha com a condição humana em relação às desigualdades de gêneros. O interesse em surpreendermos no texto ficcional a mulher de seu tempo realizou-se mediante a observação da estruturação da obra, visando a alguns aspectos sociais mediatizados na organização interna do romance em foco. Ao determo-nos na relação autor/obra/realidade, sem a ingenuidade de um mero espelhamento do real na obra de arte literária, propusemo-nos à investigação não da correspondência com pessoas vivas, mas como o real serviu de matéria para o complexo narrativo da ficção
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7976
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Linguística

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo8359_1.pdf902,55 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.