Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7971
Título: A vida só é possível reinventada: as representações da morte na obra poética de Cecília Meireles
Autor(es): Maria Soares da Silva, Rosiane
Palavras-chave: Cecília Meireles;Morte
Data do documento: 2004
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Maria Soares da Silva, Rosiane; Gonçalves Licari, Luzilá. A vida só é possível reinventada: as representações da morte na obra poética de Cecília Meireles. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
Resumo: Na Obra Poética de Cecília Meireles, a característica temática sobre o tema da morte se apresenta de maneira suave, sem morbidez, sendo este assunto concebido como parte integrante e natural do esquema da vida humana. Isto tem para nós valor imenso: a sociedade moderna ocidental, tanto quanto possível, busca meios para mascarar a morte porque tende a percebê-la como fatalidade. Ao fazermos um levantamento dos conteúdos temático, estético e imagético nos poemas que falam sobre a morte, de forma direta ou indireta, foi possível perceber, que a autora afortuna tais motivos, concedendolhes um registro peculiar. Indo mais além, percebemos que a poetisa suscita uma visão pessoal em relação ao sofrimento, que ela atribui ao luto em sua vida como instrução para o ser. Ela relaciona a dor à brevidade da vida, à fugacidade de um tempo efêmero, exaltando o eterno através da repetição dos instantes. Na sua sensibilidade uniu as culturas ocidentais e orientais em busca do universal revelando através da morte, a exaltação de um pensamento que sugere a possibilidade de experiência e a criação de uma vida reinventada. A coletânea que serve de base a este estudo das poesias líricas da autora Cecília Meireles está compilada em Poesia Completa da Organização Antônio Carlos Secchin, Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 2001
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7971
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Linguística

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo8351_1.pdf449,67 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.