Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7968
Title: Brincando de consumir : as figuras de linguagem na publicidade em revistas para crianças
Authors: Maria Pontes de Mendonça, Neuza
Keywords: Recursos retóricos; Público infantil
Issue Date: 2004
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Maria Pontes de Mendonça, Neuza; Medeiros de Carvalho, Nelly. Brincando de consumir : as figuras de linguagem na publicidade em revistas para crianças. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
Abstract: Este trabalho descreve o papel dos recursos retóricos ou figuras de linguagem na construção de textos publicitários destinados ao público infantil, considerando também os recursos lingüísticos polissemia e antonímia, responsáveis pela plurissignificação das palavras. Situando-se no campo dos estudos lingüísticos da Semântica, da Retórica, com o suporte de alguns conceitos da Teoria dos Gêneros e da Tipologia Textual, numa abordagem qualitativa, analisa as estruturas argumentativa, descritiva e narrativa do discurso, e da presença dos recursos retóricos para a construção dos discursos persuasivos. Para tanto, utiliza-se de um corpus de dezesseis (16) textos de diversos produtos destinados ao público infantil, extraídos da revista semanal Recreio da Editora Abril, no período de outubro de 2000 a outubro de 2003. Também caracteriza-se o público a que se destina o objeto desta pesquisa as crianças, a fim de mostrar como se comportam e reagem frente a ações que dependem, na maioria dos casos, da interferência dos adultos o processo de compra / aquisição dos produtos. Sabe-se também que esse tipo de publicidade, pelo meio que é veiculado, é destinado a um público infantil de famílias de classe média à rica. O estudo e a investigação conduziram à constatação de que a presença dos recursos retóricos: metáfora, metonímia e hipérbole, o jogo polissêmico e o antonímico, a influência das cores e das imagens constroem um discurso que se propõe a convencer, seduzir, provocar a mudança de idéias e formas de comportamento
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7968
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Linguística

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo8331_1.pdf2.66 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.