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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7967
Title: Atividades interativas e processos de compreensão em aula de língua inglesa
Authors: Moreira de Magalhães, Mônica
Keywords: Interação; Compreensão; Evento comunicativo; Estrutura da participação; Perguntas do professor
Issue Date: 2004
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Moreira de Magalhães, Mônica; Saito Monteiro de Barros, Kazue. Atividades interativas e processos de compreensão em aula de língua inglesa. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
Abstract: Muitos estudos têm sido feitos no intuito de se descobrir os mistérios que ainda envolvem a questão da compreensão. Em sintonia com as pesquisas nessa área, nosso estudo visa a analisar que concepção de compreensão é operacionalizada em salas de aulas de Língua Inglesa. Para atender a esse propósito, observamos, por um lado, as atividades interativas entre professor e aluno em oito aulas de Língua Inglesa ministradas a estudantes do sexto período do curso de Letras da Universidade Federal de Pernambuco. A esse corpus foram somados os dados de uma entrevista sociolingüística, realizada paralelamente com o professor da turma. Desse modo, pudemos contrastar a concepção de compreensão subjacente ao comportamento do professor, tal como desvelada pelas gravações das interações em sala de aula, com o conceito de compreensão que o professor revela na entrevista. A observação das transcrições das aulas revelou que o professor utiliza muitas perguntas como forma de avaliar a compreensão dos alunos e assim julgamos relevante procedermos a uma análise das perguntas veiculadas em sala de aula. As observações acima já antecipam a linha do trabalho que se insere numa perspectiva analítica e interpretativista, reunindo pressupostos e conceitos teóricos principalmente da Etnografia da Comunicação e da Sociolingüística Interacionista. A primeira escola nos fornece categorias que permitem identificar como o comportamento lingüístico é influenciado pelas características do evento e a segunda disponibiliza conceitos relevantes para a análise da interação entre os sujeitos da pesquisa. Os resultados revelam que, nas atividades interativas entre professor e aluno em sala de aula, os alunos têm pouca participação durante as atividades desenvolvidas, cabendo ao professor a condução da interação, em grande parte desenvolvida através de perguntas. Há divergências entre as concepções teóricas do professor e suas práticas em sala de aula. As atividades de compreensão consistem, predominantemente, em atividades de tradução de itens lexicais, havendo pouco espaço para perguntas mais inferenciais que estimulem o raciocínio dos alunos
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7967
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Linguística

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