Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7953
Título: O processo da escrita e reescrita em língua inglesa : uma perspectiva sócio-cognitivista
Autor(es): Vasconcelos Lopes, Diana
Palavras-chave: Escrita;Sujeito cognitivo
Data do documento: 2004
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Vasconcelos Lopes, Diana; Padilha Peixoto Pinto, Abuêndia. O processo da escrita e reescrita em língua inglesa : uma perspectiva sócio-cognitivista. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
Resumo: A pesquisa científica sobre a escrita tem evoluído de uma visão centrada no produto para um enfoque nos processos individuais do sujeito cognitivo que produz o texto. Mais recentemente, os estudos incorporaram características de interatividade em que os modos de participação do outro revestem-se de suma importância, orientando o processo de construção e de reconstrução textual do indivíduo. O propósito central desta pesquisa é averiguar o grau de aprimoramento na habilidade de produção textual escrita em língua inglesa de alunos em uma instituição particular de ensino de línguas no Recife. Para tanto, os alunos foram submetidos a práticas de interação e mediação em sala de aula, procedendo-se, em seguida, às observações e análises dos processos lingüístico-cognitivos e sócio-interativos, envolvidos na escrita e na reescrita de narrativas de aventura e de textos de opinião. O trabalho está fundamentado, entre outros, nos pressupostos teóricos de Vygotsky (1998), Bakhtin (1992) e Bronckart (1999). O corpus foi constituído a partir de um questionário sociocultural, das produções escritas dos alunos, além das entrevistas e dos processos discursivos gravados em vídeo. Os resultados da pesquisa revelaram a necessidade de buscar alternativas para os procedimentos didático-metodológicos vigentes na prática de ensino da escrita em língua inglesa. Espera-se, assim, poder contribuir para investir o processo de ensino-aprendizagem de um caráter sociointeracional, no qual a mediação do outro se consagra como fator determinante para o desenvolvimento do aluno como leitor e produtor textual
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7953
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Linguística

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo8267_1.pdf778,64 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.