Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7948
Título: Literatura feminina no início do século XX : o caso de Ercília Nogueira Cobra
Autor(es): LAPA, Alcina Bechara
Palavras-chave: Ercília Nogueira Cobra;Escandâlo
Data do documento: 2003
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Bechara Lapa, Alcina; Gonçalves Licari, Luzilá. Literatura feminina no início do século XX : o caso de Ercília Nogueira Cobra. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.
Resumo: Visamos a analisar, na presente pesquisa, as obras de Ercília Nogueira Cobra, escritora e pensadora que viveu na virada do século XIX e defendeu, através de seus dois livros Virgindade Inutil Novela de Uma Revoltada (romance) e Virgindade Anti-Higiênica Preconceitos e Convenções Hipócritas (ensaio), baseada numa proposta pedagógica, uma nova maneira de olhar e educar as mulheres para a sua realização profissional e sexual. Pelos títulos já se tem uma idéia do escandâlo que eles provocaram no início do século XX, numa sociedade repressora e conservadora em que a mulher não tinha a menor visibilidade, tendo sua obra sido recolhida pela polícia, motivo pelo qual foi presa e cognominada de pornográfica
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7948
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Linguística

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo8247_1.pdf436,71 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.