Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7942
Título: O teleitor em O Auto da compadecida e em Cidade de Deus
Autor(es): de Oliveira Figueirêdo, Rosália
Palavras-chave: Caráter intersemiótico; Obras literárias
Data do documento: 2003
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: de Oliveira Figueirêdo, Rosália; do Carmo de Siqueira Nino, Maria. O teleitor em O Auto da compadecida e em Cidade de Deus. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.
Resumo: A dissertação O Teleitor em o Auto da Compadecida e em Cidade de Deus tem caráter intersemiótico, explorando o diálogo entre a literatura e as imagens midiáticas da televisão e do cinema, através de duas obras literárias adaptadas para esses meios tecnológicos: O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna e Cidade de Deus, de Paulo Lins. Ambas transposições de grande recepção junto ao público. Criamos a expressão teleitor com o intuito de localizar um novo sujeito, ou seja, é o nosso teleitor aquele que depois de ver um filme ou outro tipo de adaptação literária transpostas para as telas da televisão ou do cinema, sente a necessidade de ir em busca do livro que serviu de base para a produção e que foi a fonte primeira para a criação artística. Desta forma, estabeleceremos ao longo do trabalho, caminhos que nos levarão comprovação desta assertiva. O que nos interessa é justamente ir em busca da constatação do crescente número de teleitores, o que cria um novo campo de conhecimento distinto daquele que se prende à análise das perdas e os ganhos que acontecem com uma dada obra literária após sua releitura pelos meios de comunicação
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7942
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Linguística

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo8220_1.pdf695,56 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.