Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7935
Title: O dicionário: do livro didático à sala de aula
Authors: Viana Amorim, Karine
Keywords: Dicionário; Ensino fundamental I
Issue Date: 2003
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Viana Amorim, Karine; Paiva Dionisio, Angela. O dicionário: do livro didático à sala de aula. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.
Abstract: O dicionário é uma obra de consulta que circula na sociedade, entre alunos e consulentes. É o acervo léxico-cultural de uma comunidade que possui um fim didático, auxiliando nos processos de leitura e escrita e análise lingüística. Nesta pesquisa, observamos como o minidicionário de língua portuguesa está utilizado nas salas de aula do Ensino Fundamental I, em escolas particulares e públicas, bem como nos livros didáticos utilizados nessas escolas. Foi observado que o dicionário é usado, em sala de aula, apenas como uma obra de consulta para as freqüentes dúvidas dos alunos sobre o significado e a ortografia das palavras. Excetuando-se o dicionário de língua portuguesa, quase não é usado outro tipo de dicionário; por vezes, são usados o de folclore ou um ilustrado. Após a doação dos dicionários pelo MEC às escolas públicas, os alunos puderam tirar suas dúvidas no momento em que surgissem e se sentiram mais motivados a pesquisar sobre as palavras, pois as obras lhes pertenciam. Através da escolha do professor, as maiores porcentagens dos exercícios mais recorrentes no livro didático e em sala de aula correspondem àqueles sobre a busca de significado de palavras inseridas num texto ou numa frase, e aos exercícios que fornecem ao aluno regras de utilização do dicionário. Ainda no livro didático, a estratégia discursiva com maior recorrência refere-se aos exercícios sobre o significado de palavras, a segunda maior corresponde àqueles que ensinam, através do dicionário, a ordem alfabética. Portanto, como vimos, o dicionário é considerado em sala de aula, por alunos, professores e livros didáticos, apenas como uma obra de consulta do significado e da ortografia das palavras
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7935
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Linguística

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo8177_1.pdf1.18 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.