Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7913
Share on
Title: | Dissertação : gênero ou tipo textual ? |
Authors: | Guedes De Souza, Edna |
Keywords: | Gênero textual; Ponto de vista bakhtiniano |
Issue Date: | 2003 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | Guedes De Souza, Edna; Padilha Peixoto Pinto, Abuêndia. Dissertação : gênero ou tipo textual ?. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003. |
Abstract: | O propósito deste trabalho é situar a dissertação como um gênero textual, a fim de desfazer o conflito existente entre seu conceito sob a ótica da tipologia textual tradicional e sua concepção na perspectiva sociointeracionista. Para tanto, fizemos uma breve apreciação da base epistemológica de língua/linguagem, do ponto de vista bakhtiniano, para, em seguida, discorrermos sobre a noção de gênero e tipos textuais, fundamentando-nos nos postulados de Bakhtin (1992), Bronckart (1999), Dolz & Schneuwly (1996), Marcuschi (2000), entre outros; explicitamos a concepção de dissertação, numa perspectiva tradicional e procedemos à sua caracterização como gênero textual. Assentados nesse referencial teórico, finalizamos esta pesquisa comprovando nossa proposição com a análise dos questionários aplicados a professores de Língua Portuguesa do Colégio Visão, da Escola Dom Vital e do CEFET-PE (em Recife e em Pesqueira) e das dissertações produzidas por seus alunos. A análise dos questionários constatou a existência de uma confusão conceptual quanto à natureza discursiva da dissertação; já a análise dos textos permitiu-nos, a partir da observação das características dos planos da situação de ação de linguagem, discursivo e das propriedades lingüísticodiscursivas sobretudo, ao ser estabelecido o seu contexto de produção, tornar evidente a proposição de que a dissertação constitui-se num gênero textual. Esperamos que este esclarecimento venha a contribuir para que o processo ensino-aprendizagem da dissertação na escola torne-se mais natural e acessível à prática docente e ao aluno concluinte do ensino médio |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7913 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Linguística |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
arquivo8132_1.pdf | 722,78 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License