Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7899
Título: A sequência injuntiva passo a passo
Autor(es): Letícia Torres da Rosa, Adriana
Palavras-chave: Estudo da linguagem; Seqüência injuntiva
Data do documento: 2003
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Letícia Torres da Rosa, Adriana; Paiva Dionisio, Angela. A sequência injuntiva passo a passo. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.
Resumo: Pautado nos fundamentos de uma perspectiva sócio-cognitiva e interacional de estudo da linguagem, este trabalho de investigação científica propõe-se a examinar o estatuto da seqüência injuntiva, com o objetivo de observar as implicações discursivas decorrentes do seu uso, sua configuração prototípica e suas características formais. O corpus desta pesquisa compôs-se de noventa textos constituídos predominantemente pela referida seqüência, em diversos gêneros textuais, de circulação em ambientes públicos e privados, destinados à população de um modo geral, publicados entre janeiro e maio de 2002 e veiculados por panfletos, cartazes, embalagens de produtos, cartões telefônicos, correspondências comerciais e revistas de variedades e de informação da mídia nacional. Dentre os resultados da análise, destacamos: a) o uso da injunção na planificação de um texto está intimamente relacionado à fatores sócio-discursivos da linguagem como, por exemplo, o objetivo comunicativo, almejado por um autor autorizado socialmente, de fazer o seu interlocutor agir em uma determinada direção através de comandos, e o fato da interpretação dos comandos como uma ordem, um conselho ou um ensinamento está associado ao conhecimento, por parte do leitor, sobre a natureza do gênero textual no qual a seqüência se insere; b) o esquema cognitivo prototípico da seqüência injuntiva é configurado por três fases principais (exposição do macro-objetivo acional; apresentação dos comandos e justificativa); e c) no momento da planificação textual, este esquema pode apresentar-se a partir de uma relação complementar entre elementos da linguagem verbal e da não-verbal (componentes icônicos), apresentando regularidades macro e micro-estruturais notáveis
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7899
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Linguística

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo8096_1.pdf6 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.