Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7876
Título: O trotskismo no campo em Pernambuco : o Jeremias das caminhadas
Autor(es): Felipe Rangel Gallindo, José
Palavras-chave: Trotskismo; Sindicalismo rural; Violência; Lutas
Data do documento: 31-Jan-2010
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Felipe Rangel Gallindo, José; do Socorro de Abreu e Lima, Maria. O trotskismo no campo em Pernambuco : o Jeremias das caminhadas . 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Resumo: O presente estudo se propôs a analisar a atuação do Partido Operário Revolucionário Trotskista (POR‐T) no campo pernambucano, a partir da militância de Paulo Roberto Pinto, conhecido como Jeremias, no ano de 1963, em Itambé, Mata Norte do estado, junto ao sindicato dos trabalhadores rurais deste município. Contextualizando essa participação nas conjunturas internacional, nacional e local do período, a dissertação analisou comparativamente as propostas para a questão rural dos trotsquistas assim como de outras forças políticas de esquerda que atuavam no campo em Pernambuco. Também procurou inserir o assassinato de Jeremias no contexto de violência existente na zona canavieira naquele período. Por fim, analisou os desdobramentos do tema na imprensa, na justiça, na memória dos participantes e na produção cultural
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7876
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - História

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo834_1.pdf6,64 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.