Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7864
Título: Percurso do exílio na condição feminina: morte e renascimento em as parceiras e exílio de Lya Luft
Autor(es): Fonsêca de Freitas, Selma
Palavras-chave: Loucura; Chalé; Ausência materna; Exílio; As parceiras
Data do documento: 2007
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Fonsêca de Freitas, Selma; Gonçalves Licari, Luzilá. Percurso do exílio na condição feminina: morte e renascimento em as parceiras e exílio de Lya Luft. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
Resumo: Nosso trabalho objetiva estudar a condição de exílio da mulher no que concerne ao isolamento de si próprio, onde a repetição constante da mesma experiência aponta para o retorno à perda do objeto amor a mãe elemento fundamental na formação da subjetividade. Subsidiados pelas teorias freudianas, em especial, as noções de luto e melancolia, processos agudizados no exílio, situação experienciada por Anelise e a Doutora , narradoras-protagonistas dos romances As parceiras e Exílio de Lya Luft, enfocamos a constituição da vida psíquica dessas mulheres fortemente marcadas pelo sistema patriarcal, mediante análise da trajetória agônica de suas vidas. As narradoras, através da memória, revisitam a casa da infância, motivo propulsor de nossa recorrência à imagem simbólica que também sugere a questão da identidade. Partindo dessas abordagens, verificamos através da urdidura dos romances uma reconfiguração do sujeito feminino que, buscando novos caminhos questiona ou transgride o estabelecido e, de formas diferenciadas, ressignificam suas vidas
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7864
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Teoria da Literatura

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo7885_1.pdf591,7 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.