Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7857
Título: A construção da identidade de Lula em jornais
Autor(es): Marcelino Lima, Najin
Palavras-chave: Jornais Britânicos; Jornais Americanos; Análise do Discurso; Identidade social; Lingüística
Data do documento: 2005
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Marcelino Lima, Najin; Chambliss Hoffnagel, Judith. A construção da identidade de Lula em jornais. 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.
Resumo: o objetivo desse trabalho é analisar como se deu a construção da identidade do então candidato a presidência do Brasil. Lula. em jornais de língua inglesa. Acreditamos que na tentativa de se traçar o perfil de um líder político de urna nação, os jornais identificam simultaneamente e em boa parte o povo daquela nação. Assim, ter acesso ao que era dito a respeito de Lula nesses jornais possibilita-nos. até certo ponto, entender como somos representados fora de nosso país. Como suporte teórico. utilizamos os estudos desenvolvidos no âmbito da Análise Crítica do Discurso (iCD). Partimos das pesquisas de Fairclough considerando, sobretudo, seu quadro tridimensional e a sua preocupação em tratar de discurso como ferramenta para mudança social. Para entendermos melhor as engrenagens da mídia na produção de discursos, nos valemos dos conhecimentos produzidos por teóricos como Van Dijk, Kress, Fowler. Van Leeuwen, entre outros. Graças a sua natureza. a ACD nos possibilitou produzir um trabalho interdisciplinar, daí termos embasado boa parte de nossas considerações sobre identidade nas pesquisas provenientes da Antropologia Lingüística.. Percebemos. ao final do trabalho, que a identidade de Lula é construída, sobretudo, com base nas suas ações. As mudanças de atitude (desde posicionamentos políticos a transformações estéticas) pejas quais Lula vinha passando foram um foco significante dos textos que trataram a seu respeito. A sua "identidade" foi mudando ao longo do tempo. Todavia, tanto como uma ameaça remota da esquerda no começo, quanto candidato certo à vitoria no final, as considerações sobre o ex-líder sindical eram sempre carregadas de um tom avaliativo e remetiam a algum tipo de alerta
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7857
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Linguística

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo7882_1.pdf1,49 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.