Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7846
Título: Livramento, um quilombo desde o tempo de pa trás
Autor(es): Primo Carvalho de Meneses, Janine
Palavras-chave: Memória; História; Quilombo
Data do documento: 31-Jan-2010
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Primo Carvalho de Meneses, Janine; Ferraz Barbosa, Bartira. Livramento, um quilombo desde o tempo de pa trás . 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Resumo: O presente trabalho apresenta uma pesquisa sobre a história da comunidade Sítio Livramento, baseada na memória e em documentos manuscritos das últimas décadas da escravidão. Livramento se localiza no Planalto da Borborema, na divisa entre os estados da Paraíba e Pernambuco, fica próxima a um dos pontos culminantes do Nordeste, o Pico do Papagaio, com 1.360 metros de altitude, a 14 km da cidade Triunfo (sertão de Pernambuco), a cerca de 430 km de Recife. A história do povo de Livramento foi construída a partir da fuga de negros que encontraram, no alto da Serra Grande do Pajeú, vista panorâmica e difícil acesso. Sobreviveram abrigados pelas grandes pedras e rochas numerosas no local, alimentando-se de plantas e animais que conseguiram capturar. Após constatarem que ali era um lugar de escassa movimentação, decidiram estabelecer morada, denominando o local de Livramento, pois sentiram que ali haviam alcançado a liberdade. Hoje, Livramento é reconhecida como Comunidade Remanescente de Quilombo Sítio Livramento
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7846
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - História

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo778_1.pdf3,02 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.